terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sarkozy: o tique iconoclasta

  Soubemos, no passado dia 14, na entrevista de os «Gato Fedorento» a José Socrates, que Nicolas Sarkozy é o líder europeu que possui algumas das características que José Sócrates aprecia. E descreveu essas características - o presidente Sarkozy «gosta de correr riscos, mostra uma certa impaciência com a burocracia europeia e tem um tique iconoclasta».
  O« tique iconoclasta» fez-me pensar. Iconoclasta, porquê? Quando venceu as eleições em 2007, Sarkozy apareceu como um manso cordeiro ao lado de Cécile, com quem, oportunamente, voltara a viver pouco tempo antes do evento eleitoral. Mas, alguns meses depois, ousadamente, divorciou-se e o relacionamento amoroso com a cantora e ex-modelo Carla Bruni tornou-se público. Realmente Sarkozy é rápido nos afectos e nas decisões e provou que não tem inibições. Em relação ao caso Ingrid Bettencourt, decidiu que iria acabar com o seu cativeiro e fez tudo o que foi possível para o concretizar. Conseguiu. No caso das enfermeiras que haviam sido condenadas à morte no Irão, já com a imagem de Carla Bruni como arma, conseguiu que fossem extraditadas para França. Sarkozy não tem revelado preconceitos e tem provado que luta, como um iconoclasta, pelas suas convicções.O «tique iconoclasta» é uma boa apreciação. Posso dizer que foi a única parte da entrevista de José Sócrates que me interessou. Estava farta, farta, farta de o ouvir repetir «eles bem me avisaram». Os filhos a servir de escudo de forma tão ostensiva, não!

1 comentário:

  1. É verdade que a história de «eles bem avisaram» foi um truque que utilizado mais do que uma vez chateia. Pensando bem, até uma vez só não é grande coisa. Mas também é verdade que ele foi o primeiro esmiuçado dos Gato.
    Vítor Azevedo

    ResponderEliminar