segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O mar abriu nova barra na ilha da Fuzeta

  Abriu uma nova barra na ilha da Fuzeta. Nova parece que não é bem assim. Esta barra já existiu há umas décadas atrás. E o próprio mar que a abriu encarregou-se de a fechar, bem como outras duas que já estiveram abertas (são as chamadas «barras divagantes») .
  Hoje, o espectáculo era para não esquecer. Via-se o mar, em directo da vila da Fuzeta! Ondas enormes, fabulosas, ali, a olho nu.(Claro que com uns binóculos seria ainda melhor.) E um promontório como nas pinturas. Está-se a ver onde é que os fuzetences passaram a tarde, mesmo com uma razoável ventania, ameaças de chuva e a ria de uma cor verde acastanhada. Especados frente à ria, com binóculos ou não, a olhar para a ilha. O bar da «praia dos tesos» estava cheio de gente. (Parece que qualquer dia qualquer «teso» pode ter uma fabulosa praia mesmo ao pé! E eu não me importo nada.)
  A natureza está a agir, a mudar a ilha e agora só é necessário que o Ministério da Marinha faça diligências para que os escombros das casas destruídas sejam removidos, bem como todos os objectos danosos que por lá andam. E que nunca mais deixem construir lá casas! Apenas estruturas de apoio em madeira, como snackbares e sanitários, que após o Verão possam ser desmontadas.
  Que danos toda esta destruição pode ter causado e vir ainda a causar na fauna marinha era um assunto que devia ser discutido publicamente. 






6 comentários:

  1. Graça parece que quem não gostou que a barra abrisse ali foi o presidente da CMO Francisco Leal,pois já está a mover influências a nível do governo, para a reposição do cordão dunar.
    Se a Graça é da Fuzeta, deve saber o motivo da preocupação de Francisco Leal,pois foi esse senhor que autorizou a construção de blocos de apartamentos a menos de 20 metros da preia mar na zona ribeirinha da Fuzeta.
    Essa construção desenfreada tirou a vista aos fuzetenses que iam ao miradouro ver o estado do mar ,assim como está a triar aos pescadores que moram no bairro dos pescadores com a construções de blocos de apartamentos de 4 pisos na antiga horta do Resinde.
    Os presidente da CMO não sabe respeitar o ambiente(ele próprio tinha uma casa ilegal na ilha da Fuzeta e o sogro outra) e agora quer proteger os mamarrachos que autorizou que se construíssem em cima da Ria, com o fechar de olhos de tudo o que saõ autoridades ICNB PNRF E comandantes de porto de Olhão.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  2. Espero que cumpram o que está no POOC e que escolham a melhor solução ambiental e não interesses particulares. Obrigada pelo comentário.Eu não sou da Fuzeta, sou «amante» da Fuzeta e da Ilha.

    ResponderEliminar
  3. olhe Georgina Manbrino, é só para dizer que o presidente da CMO conseguiu que fechassem a barra que a natureza abriu.E agora por estupido que pareça vão abrir uma nova Barra 300 ou 400 metros mais a leste,coisa que esta barra que agora fecharam em menos de 2 ou 3 anos estaria nesse local.
    Parece estúpido não é?Mas não é o fecho dessa barra foi para que os apartamentos de 4 pisos consrtruidos a menos de 15 metros da ria se conseguissem vende sem ter uma barra em frente,pois os patos bravos assutaram-se e exigram ao leal o fecho da barra.
    Um abraço Floripes,continue com o blog,e dê noticias.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não fui à ilha depois das obras,mas, penso que a barra aberta naquele sítio poderia vir a ser problemático para a vila. Parece-me que as pessoas da vila me disseram que a barra também já esteve aberta na zona da Toca do Coelho, onde será aberta depois da época balnear.
    Claro que todos aqueles prédios e condomínios fechados que foram e estão a ser construídos sobre a ria são uma aberração, devem prejudicar o ecossistema da ria formosa e a sua própria segurança a longo prazo é muito duvidosa.
    Obrigada pelos seus comentários.

    ResponderEliminar
  5. olhe Gê M, até colectores de esgotos estão colocados dentro da ria, ao pé da antiga ETAR da Fuzeta para aterrarem essa zona e passar aí uma estrada,para servirem os prédio que estão a fazer ao bairro dos pescadores.
    Pena que a Ria aos poucos vá levando cada vez mais dentadas pois nessa zona existem uns olhos de agua muito antigos e vão assim ser aterrados.
    Claro que a praia da ilha ficou com mais areia, mas não se pode contrariar a natureza gastando dinheiro ,para fechar e abrir barras a pedido,e olhe os prédios não corriam risco,pois em frente à barra estava um ilhote, que protegia a zona, e a barra ao andar para leste em menos de 2 anos estaria na toca do coelho,mas os patos bravos é que se assustaram-se e foram pedir ao presidente da CMO para fechar a barra.
    Um abraço Floripes.

    ResponderEliminar
  6. Gê M fui ontem à ilha da Fuzeta é estranho estarmos habituados a casa na ilha e vermos a ilha sem casa só com sombrinhas e as casa das concessões.
    A ilha tem Bandeira azul mas as máquinas estão a trabalhar a 100 metros da concessão do lado de leste,a areia é grossa e cheia de pó.
    O cordão dunar está muito fraco,e no próximo inverno com novos vendavais de certeza que volta a abrir ali uma barra.
    Uma coisa que choca a quem gosta da Fuzeta,a quem em tempos chamaram,a Branca Noiva do Mar, é vermos da ilha os prédios, que vão invadindo a zona ribeirnha da Fuzeta até doí a alma,mas enfim são os governantes que temos.

    ResponderEliminar