quarta-feira, 31 de março de 2010

Imagens da recente erupção vulcânica na Islândia

  Este video que, felizmente, consegui reeencontrar, foi o melhor que encontrei no youtube da recente erupção vulcânica na Islândia.
  Eu estive na Islândia há uns anos atrás e gostei imenso deste país.
  Por um lado, pode-se encontrar lá, reunidos num país de reduzidas dimensões, todos os fenómenos da Natureza com que nós, mediterrânicos, sonhamos: glaciares, icebergs, vulcões, as mais magníficas cataratas do mundo, solfataras, geisers, enfim, grandes maravilhas naturais deste planeta. Por outro lado, vi, com grande admiração, a preocupação deste país em preservar a natureza: a resistência à construção de grandes centrais eléctricas ou nucleares, por exemplo, o aproveitamento para a vida diária e civilizada dos recursos naturais - a água quente corre nas torneiras através do aproveitamento de caldeiras naturais no interior da terra.
  Por isso esta erupção me interessou realmente. Estou a seguir a evolução do fenómeno - hoje, 2 de Abril, a fissura aumentou. Não existem, por enquanto, danos pessoais. A população das redondezas foi retirada de forma civilizada e sem dramatismos, como seria de esperar. Possivelmente o país poderá vir a lucrar muito com esta erupção.
  E também, não deixarei de assinalar que a beleza dos vulcões me atrai.



Sem comentários:

Enviar um comentário