sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bullying nos blogues

  


O google comemora hoje o 205º aniversário de Hans Christian Andersen e este blogue a sua 100ª mensagem.
  Por isso gostaria de falar do bullying que pode ser feito nos blogues.
 Os blogues são um espaço de comunicação pública, internáutica, podem ser mais ou menos úteis, devem ter a preocupação de uma informação correcta, que poderá ser mais ou menos desenvolvida, poderão ser blogues mais pessoais ou menos, apenas organizadores de informação, por exemplo. Muitos blogues seleccionam apenas poesia de autores consagrados, outros recolhem artigos informativos ou de opinião de autores devidamente identificados, outros seleccionam quadros de pintores reconhecidos, outros recolhem receitas de culinária, outros apresentam reflexões pessoais, outros são quase diários, outros são essencialmente políticos, etc., etc. A oferta é pluralíssima e ninguém é obrigado a visitá-los ou a deter-se neles.
  Quem faz comentários deveria ser honesto. Limitar-se ao que está escrito ou é apresentado e não tecer afirmações verrinosas que mostram, por vezes, apenas ódio pessoal. Muitas vezes, são pessoas que estão próximas, até pseudo-amigos ou pseudo-familiares que o fazem. Por invejas ou outras motivações mesquinhas! Claro que estes comentários vêm sempre anónimos, o que não quer dizer que quem sabe analisar a linguagem não lhes possa detectar a origem
  Felizmente, os blogues têm sempre a possibilidade de optar pela moderação permanente de comentários. Seria, no entanto, bom, que não existisse gente desta. 
  Eu, por mim, dispenso as visitas dessa gente a este blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário