quinta-feira, 3 de março de 2011

Exposições em Madrid (Fevereiro/Março 2011) - JEAN-LÉON GÉRÔME e BRANGULÍ


  Em Madrid, no Museu Thyssen-Bornemisza, encontra-se uma exposição de obras de JEAN-LÉON GÉRÔME (1824-1904) que tem algum interesse ser visitada por quem se encontre em Madrid.
  Jean-Léon Gérôme foi um pintor francês famoso na sua época, embora tenha sido bastante contestado pelos realistas e pelos impressionistas por seguir uma pintura mais académica e convencional. Gostava de pintar a história como um espetáculo dramático (desde a Antiguidade Clássica até ao seu próprio tempo) e as reproduções fotográficas das suas obras tornaram-se icones da cultura popular.
  Eu gostei dos quadros do seu período oriental (mercados árabes, banhos, bailarinas, interiores de mesquitas,...).





  A exposição de Josef BRANGULÍ i Soler, exposição de fotografia industrial e documental, encontra-se na Fundación Telefónica (Gran Via). Trata-se de uma magnífica exposição de fotografias de Barcelona na primeira metade do século XX, documentando as transformações na vida quotidiana (nas fábricas, nas oficinas, nas lojas, na arquitetura, nas ruas, nas praias e também acontecimentos e conflitos públicos e privados). 
   Josef Brangulí foi um extraordinário fotorepórter e através das suas fotografias fica-se, de facto, a conhecer a paisagem social e urbana de Barcelona nos anos 1900-1945.



Sem comentários:

Enviar um comentário