sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ler em COMUNIDADES - o encanto das leituras múltiplas





  Há alguns anos que sabia da existência de Comunidades de Leitores, mas só agora comecei a ter tempo para frequentá-las. Tinha ouvido falar muito positivamente desta em que estive ontem pela terceira vez - a Comunidade de Leitores da Culturgest.
  O tema deste ciclo de leituras foi - o medo - e eu li e participei na discussão dos livros: A Boa Vida, de Jay McInerney, sobre a vida da alta burguesia em Nova Iorque, antes e depois do 11 de setembro, Nunca me deixes, de Kazuo Ishiguro, romance de ficção científica sobre clones que, em Inglaterra, terão sido criados para doarem órgãos quando adultos e A volta no parafuso,  de Henry James, sobre uma precetora inglesa que enfrenta o medo e os fantasmas para «salvar» as crianças que foi encarregada de educar e proteger. (Breves recensões sobre estes romances poderão ser lidas no blogue Comunidade de Leitores que faz parte dos sites a visitar (favoritos) deste meu blogue.)
  Esta Comunidade de Leitores, que realiza as sessões numa sala da Culturgest, tem à frente Helena Vasconcelos, crítica literária, pessoa cuja abertura e simpatia convida a um estar desinibido e agradável.
   O encanto destas sessões, para além de obrigar a uma organização pessoal para fazer leituras diferentes daquelas que o percurso de cada um vai selecionando, está nas leituras múltiplas que os romances desencadeiam e que os membros da comunidade fazem questão de apresentar - leituras literárias, leituras psicanalíticas, leituras «políticas», leituras «domésticas», leituras eróticas, leituras intertextuais, etc., etc.
  O programa NADA DE CULTURA da TVI24, de 6 de abril, teve como tema, precisamente, as comunidades de leitores em Portugal e nele estiveram as representantes de duas comunidades de leitores de Lisboa, Helena Vasconcelos da Culturgest e Filipa Melo da LIvraria Almedina.  

Podem ver este video no link em baixo!

    http://www.tvi24.iol.pt/programa/4162/12

Sem comentários:

Enviar um comentário