sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que está por detrás das agências de rating?



(publico.pt)


 Portugal viu-se obrigado a pedir ajuda ao FMI (FEEF) na sequência da crise económica internacional e nacional, cujos agentes determinantes foram os banqueiros corruptos, os negociantes fraudolentos dos fundos de investimento, os produtos bancários tóxicos, enfim toda a escumalha que tem enriquecido facilmente nesta sociedade.
  No último ano, as agências de rating divertiram-se a aumentar os juros da dívida pública portuguesa, baixando ratings ao mínimo conflito social ou político, de forma a que já nem os deputados podiam abrir a boca  no Parlamento, com medo da descida do rating (aconselhavam-se uns aos outros a ficar calados).
 Ontem, um grupo de economistas, em que se destaca o Professor José Reis, economista, da Universidade de Coimbra, decidiu entregar na Procuradoria-Geral da República uma queixa contra estas agências, acusando-as de crime de manipulação dos mercados e pedindo um inquérito às suas duvidosas atividades.

«Duas dessas agências – Moody’s e Standard & Poor’s – têm inclusive um “mesmo fundo de investimento como proprietário”, adverte o economista, e as decisões que as entidades tomam, “que influenciam as taxa de juro”, têm um impacto significativo no endividamento dos países, “podendo afectar a sua estabilidade” financeira e económica. »

«Sendo este o papel que tem sido atribuído no mercado a estas três agências, “não pode permitir-se que ajam de forma a alterar o preço dos juros, direccionando o mercado para situações em que elas próprias ou os seus clientes tenham interesse e retirem benefícios”, declara o grupo de economistas. »
 Leiam o artigo em baixo:

http://www.publico.pt/Política/economistas-entregam-queixa-contra-agencias-de-rating_1488828


Sem comentários:

Enviar um comentário