terça-feira, 10 de agosto de 2010

Livros de férias



  Poderá ser mais olhos que barriga, sobretudo para quem não lê depressa (divago muito enquanto leio) nem põe a leitura em primeiro lugar.
  Estes foram livros que fui adquirindo nos últimos meses e que só agora poderei ter mais tempo para ler. O livro de Mário de Carvalho, A arte de morrer longe, e o de Roberto Bolaño, Estrela Distante, estão a meio. Um bom homem é difícil de encontrar, de Flannery O'Connor, já está lido e Tudo o que sobe deve convergir, também de Flannery O´Connor, está a meio.
  Da Flannery O´Connor já posso falar. Não é por acaso que foi considerada a melhor escritora americana do século XX (New York Review of Books). É uma magnífica contadora de histórias. O leitor vai-se aproximando das personagens e das histórias irremediavelmente e, depois, encontrará sempre um final inesperado. Muitas vezes terrível como no sensacional conto «Um bom homem é difícil de encontrar». Gonçalo M. Tavares diz :«Apesar de ser muito duro e violento, é de uma violência que promove a lucidez.» E espanta e diverte também!
O tema dominante dos contos de Flannery O´Connor é a relação entre brancos e negros nos estados sulistas dos EUA. Mas não só. A América e os seus preconceitos e o ridículo da vida familiar da pequena e média burguesia surgem, nestes contos, sob um olhar incrível.
  
Talvez vá acrescentando este post à medida que as leituras se concretizem,
   
   

Sem comentários:

Enviar um comentário