quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Quem ainda não conhece OSGEMEOS, pintores de arte graffiti?


  A exposição «Pra quem mora lá, o céu é lá», de OSGEMEOS, vai estar no CCB até 19 de Setembro. Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos pelo nome OSGEMEOS, são artistas plásticos brasileiros que se têm dedicado à arte graffiti e as suas pinturas podem ver-se em muitas cidades do mundo. Em Lisboa, estão na Avenida Fontes Pereira de Melo, num prédio devoluto. Procurem que encontram!
  As fotografias deste post foram tiradas à exposição do CCB.  


Esta exposição encontra-se apenas em duas salas, recheadas de pinturas e de objectos(guitarras, radios antigos, casas,...), constituindo uma instalação que nos traz cenas da vida de bairros pobres do Brasil, cenas de amor, cenas da vida em família, cenas de divertimento, cenas de miséria,  instantes de quem mora lá. 


   Por vezes num estilo mais onírico, outras vezes mais naif (reparem nos pezinhos das crianças, metidos para dentro, e a forma como escondem as caras), OSGEMEOS conseguem mostrar-nos a timidez destas pessoas, a falta de saúde (o amarelo baço dos seus rostos), a falta de dinheiro (a magreza e os remendos nas roupas), mas também a humanidade que se mantém nos gestos de carinho e de afecto.


  As casas que se encontram no tecto, com os sapatos à porta, as galinhas, o bacio, mostram as intimidades do quotidiano e abrem as portas ao imaginário de quem as observa.
  Qual a dimensão da felicidade da gente que mora nestas casas?
  Mas o amor triunfa na imagem de cima!





  A exposição  vê-se em pouco tempo e fica-se com uma sensação da festa que a vida é, mesmo quando desfavorecida.


Sem comentários:

Enviar um comentário