quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Recordemos a 1ª década do séc.XXI - o termómetro de Nostradamus

(dn.sapo.pt)

  Terrorismos, calamidades ambientais, devastação económica e financeira, estes foram os três grandes pilares de uma década de instabilidades, terrores, morticínios, misérias e frustrações.
  O primeiro grande impacto foi o ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001 às Torres Gémeas em Nova Yorque. Morreram 2.996 pessoas das mais diversas nacionalidades, gente que trabalhava nessas Torres, muitos dos bombeiros que acorreram a prestar auxílio, os 19 sequestradores, os passageiros dos aviões, etc.
  Bin Laden e a Al-Qaeda vestiram a pele dos monstros terroristas e os EUA apressaram-se a responder com invasões bélicas no Afeganistão e no Iraque. O mundo inteiro assistiu à guerra em directo pelos meios de comunicação social, testemunhou os bombardeamentos, a destruição, a carnificina.


  No dia 11 de Março de  2004, novo ataque terrorista da Al-Qaeda, em Madrid, nas estações de metro de Atocha, El Pozo e Santa Engrácia. Mais de 190 pessoas mortas e muitos sinistrados.

(World Press Photo 2004)

  A 26 de Dezembro de 2004, um Tsunami devastou as terras banhadas pelo Oceano Índico - Indonésia, Tailândia,Sri Lanka, Somália, Maldivas, Seychelles, etc. - com efeitos destruidores inimagináveis, um total de cerca de 175 mil mortos.
  Em Janeiro de 2009, o exército israelita invadiu por terra a Faixa de Gaza arrasando e chacinando tudo o que se lhe deparava pela frente.Terão morrido 1.314 palestinianos.


(publico.pt)

  No dia 14 de Janeiro de 2010, um forte terramoto assolou o Haiti, transformando este país num amontoado de escombros, mortos e desalojados. Estima-se que tenham morrido cerca de 200 mil pessoas.
  A fraude e a corrupção económica e financeira mostraram, no final de 2008, a sua face maquiavélica. A especulação imibiliária, os offshores (paraísos fiscais), os investimentos tóxicos, os ganhos ilícitos, todos os Madoffs das sociedades capitalistas e que há muito enriqueciam, criaram o caos económico, levaram países à bancarrota, disseminaram o desemprego e a miséria.

   Vivemos, na verdade, uma década vertiginosa e, por vezes, com características apocalípticas.
  Lembrámo-nos, amiúde, das profecias de Nostradamus. E tememos a sua concretização.



Sem comentários:

Enviar um comentário