domingo, 6 de fevereiro de 2011

«Estrela Distante», de ROBERTO BOLAÑO - um poeta-assassino no Chile pós-Allende



   ROBERTO BOLAÑO constrói, neste romance, o percurso de um poeta medíocre, fortemente integrado na inteligenzzia chilena, que, após o golpe de estado contra Salvador Allende, colabora com as milícias assassinas, denunciando amigos e companheiros das antigas tertúlias literárias.
  Muitos capítulos prendem o leitor pelo curso inesperado dos acontecimentos, como aquele em que são relatados os factos relacionados com o assassinato das irmãs Garmendia, ambas poetisas.
  Carlos Wieder, o poeta-assassino, que escreve poemas (maus poemas) nos céus de Santiago com o fumo lançado do seu avião (C. W. é também tenente da Força Aérea Chilena) e que organiza happennings fotográficos exibindo corpos decepados, martirizados, assassinados, é o centro da ação, o fulcro do interesse do narrador.
  Estrela Distante é também um romance policial em que o assassino será descoberto e punido pelos seus crimes.
  A leitura deste romance, para além de proporcionar ao leitor o conhecimento da escrita e do universo literário de Bolaño, permite a visão de um Chile caótico, perigoso, traiçoeiro, policial, de onde os chilenos democratas tiveram de fugir, de emigrar, para sobreviver.

  Nota: A tradução da Teorema foi muito mal revista, os erros de concordância (género, número) são encontrados a cada passo, o que não é nada agradável. Trata-se de um mau trabalho desta Editora.




Sem comentários:

Enviar um comentário