sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

INDOMÁVEL, de Joel e Ethan Coen - um indomável êxtase cinematográfico


(dn.pt)
  
  Que importa que Indomável, de Joel e Ethan Coen, seja, conjunturalmente, um western?
  Em algum western o protagonista é uma adolescente de 14 anos, determinada, destemida, loquaz, conhecedora de leis e de direitos, negociadora inteligente, que organiza a perseguição a um assassino profissional em território inóspito e aterrador? Qual é o western «a sério» em que, do início ao fim, todos os ingredientes do western cheiram a fantasia e são completamente secundários? Em que western há imagens de paisagens que nos arrepiam como se estivessemos num planeta ainda mais belo que o nosso? Em que western a protagonista adolescente vai buscar água ao rio (qual «cantiga de amigo») e vê o inimigo na outra margem, descuidado e simpático, a dar água ao seu cavalo? Onde é que o herói cai num poço de víboras? Em Indomável ou em Os salteadores da arca perdida?
  E que luta, que luta trava a adolescente, esperta e corajosa, para que os homens (trata-se de um mundo só de homens) a aceitem e considerem!
  Indomável é um filme que pugna pelo lugar justo das mulheres na sociedade, que mostra as suas maiores qualidades e capacidades.
  Joel e Ethan Coen misturam os tempos, invertem o papel tradicional das mulheres, fazem cinema na perfeição!
  Indomável é também um filme sobre a amizade que se conquista, que se ganha dia-a-dia, trabalhando em conjunto, lutando em conjunto. Que bela a cena do velho marshall levando ao colo, em cima do cavalo, Mattie Ross, mordida pela víbora fatal, na ânsia de a salvar!
  Qual é o melhor filme para vencer OS ÓSCARES? Este, INDOMÁVEL, de Joel e Ethan Coen.

(publico.pt)


Sem comentários:

Enviar um comentário