quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ministra da Educação ou a imagem da paz

(René Magritte)


   A ministra da educação apareceu de asas brancas, hoje, na Grande Entrevista da RTP1. Era a imagem da paz. A ministra sabe resolver tudo. Está em diálogo. Com os professores (quais?), com o Conselho de Escolas, com o Conselho Científico, com os sindicatos, ... Já na próxima semana, apresentará novas propostas para discussão nos órgãos próprios. A revisão do estatuto será global, porque se trata de uma estrutura. Compreendo. Não responde directamente ao fim da divisão da carreira em titulares e não titulares, mas talvez não fosse uma divisão que lhe agradasse.  No entanto,  nem todos chegarão ao fim da carreira. Por incompetência e negligência provadas? Aceito. (Não deve ser esquecida a base em que os actuais professores titulares foram seleccionados. Nem os professores com carreira reconhecida dentro e fora da escola que ficaram não titulares.)
 A avaliação será interna e externa? Também aceito. Os avaliadores receberão formação especializada? E, antes da receberem, terão já currículos adequados? Há muita gente nas E.S.E.S com muito saber acumulado à espera do aplicar? Espero que sim.
  Será valorizado o trabalho lectivo e também o restante trabalho na escola e ainda o trabalho realizado fora da escola? Parece-me bem.
   O horário dos professores vai ser alterado. Voltarão a ter tempo para estudar, ler, ter interesses culturais? Deixarão de ser autómatos/sinâmbulos, na escola de manhã à noite?
  A ministra da educação é apaziguadora. Tem um sorriso amplo. Os olhos bem abertos. E veste de branco.  
  Afirma a dignidade da profissão. Vai defender essa dignificação? É possível. Temos de esperar para ver e ver para crer. Os professores andam muito desconfiados depois de tudo o que lhes aconteceu nos últimos quatro anos.

1 comentário:

  1. Está interessante, esse seu comentário. De facto, a entrevista foi de tal modo enigmática: Pergunta única: se quer ser tão diferente da anterior ministra, irá o Sócrates concordar? Andará demasiado distraído com a face oculta? Será melhor limpar a cara? Servem os professores para tudo?

    ResponderEliminar