domingo, 27 de setembro de 2009

Sábado, dia de reflexão eleitoral




  Sabe que sábado, segundo a tradição hebraica, simboliza o repouso depois da actividade, um tempo consagrado a Deus? Deus realizou a sua obra de ciação do mundo durante seis dias e no sétimo repousou.Por isso, homens e animais devem consagrar-Lhe o sábado, fazer o repouso sabático, a oração, a meditação.
 Deve ser por esta razão que, em Portugal, o dia antes das eleições é sempre um sábado. Somos um país religioso? Se não somos, respeitamos a tradição. Imaginemo-nos recolhidos, meditando em José Sócrates, Manuela F. Leite, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas e Francisco Louçã. Gostam dos deuses?
 Eu prefiro o sábado como a festa da Lua Cheia, tradição mais antiga do que a do texto bíblico do Génesis. a que está ligado o sabat das feiticeiras que, neste dia, saíam a cavalo nas suas vassouras  e se reuniam para fazer uma grande festa. Neste caso, enquanto Deus descansa, os demónios agitam-se.

1 comentário:

  1. Ea gata amarela, ao fim da tarde, chamou os amigos e cantou: "eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada..."
    E não sabia a pobre gatinha que se estava em vésperas de eleições...
    M.C. N.

    ResponderEliminar