segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Afinal, quem fez ganhar António Costa?



  Daniel Oliveira, ontem à noite, no Eixo do Mal,disse que foi o BE que fez ganhar António Costa, porque os votantes do BE não queriam dar a vitória a Santana Lopes e votaram útil em António Costa. É uma parte da verdade.
   Houve outros factores, tais como:
     1. Só passaram dois anos sobre o estado caótico em que Carmona Rodrigues, na sequência de Santana Lopes, deixou a Câmara de Lisboa. As pessoas lembram-se bem ainda do que levou às eleições de 2007.
      2.  O Movimento Cidadãos por Lisboa obteve 11% da votação nas eleições de 2007 e, embora muitos desses eleitores tenham reagido negativamente ao Acordo Coligatório com António Costa e tenham abandonado o movimento, não houve outro movimento semelhante que substituisse o anterior. Muitos dos CPL votaram Helena Roseta, o que significou António Costa. (Não foi simpático votar num quadradinho que dizia apenas PS. Pelo menos que, no boletim de voto, estivesse UNIR LISBOA.)

   Claro que votar António Costa para presidente não exigia votar PS para a Assembleia Municipal, nem para a Junta de Freguesia. Por isso, Santana Lopes dizia que a CDU tinha dado a vitória a António Costa. Não é verdade, o que aconteceu é que muitos eleitores votaram António Costa para presidente, mas votaram CDU ou BE para a Assembleia  Municipal e para a Junta de Freguesia.
    
    Muitos de nós que não somos PS demos a vitória a António Costa logo quando há dois anos andámos a recolher assinaturas para a candidatura de Helena Roseta e em arruadas da sua campanha!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário