Alguns magníficos filmes na festa do cinema francês deste ano!
Eden à l' Oeste, de Costa-Gavras, é a história de Elias um emigrante árabe, daqueles que vêm aos magotes, amontoados em barcos, em direcção à Europa. No mar Egeu, a polícia costeira aborda o barco e alguns dos emigrantes, assustados, lançam-se à água e nadam em direcção à terra maia próxima. Elias aprendera francês e é a Paris que quer chegar. Muitas e engraçadas peripécias mostram a variedade do género humano: os solidários, os pulhas, os homossexuais, as mulheres solitárias em busca de afecto, os exploradores, os ladrões, etc., etc. Até um mágico que trabalha no Lido, nos Champs Elisées, cuja promessa de apoio se torna a luz verde que Elias persegue até ao final do filme.
Erreur de la banque en votre faveur, é uma engraçadíssima comédia, em que o mordomo de uma casa de banqueiros percebe que se ouvir as informações sobre a bolsa de que falam os patrões, pode lucrar, ele e os amigos, investindo em acções. (A vida do bairro parisiense onde estes amigos moram é bem retratada no filme.) Até que os banqueiros descobrem e lhe preparam uma armadilha. Mas, num genial volte-face, Foucault, o mordomo, vira a situação em seu favor!
La terre de la folie, é um muito interessante documentário sobre as tendências criminosas dos habitantes de uma certa região dos Alpes por onde terá passado a nuvem de poeira radioactiva vinda de Chernobil. As histórias das perturbações mentais sucedem-se, incríveis e com a verdadeira cor local.
Le plaisir de chanter, é outra comédia bem engraçada sobre os alunos de uma aula de canto, todos espiões, franceses e russos, com vozes espantosas. Podemos ouvir a cantora Jeanne Balibar em excelentes excertos musicais.
De Coco Chanel et Igor StravinsKi , poderei dizer o que disse o realizador Jan Kounem, presente no São Jorge, «laissez-vous glisser dans le filme». É a elegância, a música, a ternura, a sedução, a beleza, enfim.
Temos muitos e belos filmes para ver!
Sem comentários:
Enviar um comentário