sexta-feira, 23 de outubro de 2009

E se o deus de Caim não gostasse de carne...



  Se o deus de Caim não gostasse de carne, não teria preferido os primogénitos do rebanho do pastor Abel. Se esse deus fosse vegetariano, por um lado, não teria um barrigão como este troll da imagem e, por outro lado, teria aceitado a oferta de frutos da terra  do lavrador Caim.
  Assim, Caim não sentiria ciúmes de Abel e não o teria matado. O mito do bem e do mal não teria visto a luz do Sol e a humanidade não era nem boa nem má, era assim uma espécie de arroz de alho com bife de perú grelhado.
  Claro que não teríamos o frente-a-frente que vai ter lugar hoje à noite na sic notícias entre José Saramago e o padre Carreira das Neves. E eu não estaria a deliciar-me a ler o romance Caim.
No entanto, uma coisa na história narrada no Génesis 4, 1-16 é interessante. O deus de Caim era contra a pena de morte. De contrário, quando Caim lhe diz que teme vir a ser morto, ele não teria respondido:«Se alguém matar Caim, será  castigado sete vezes mais.». E este exemplo, muitos países deste mundo de Deus não seguem, entre os quais os bem-aventurados Estados Unidos da América.
    
Vejam o frente-a-frente, hoje à noite na sic notícias, que deve ser giro!

clique aqui

1 comentário:

  1. Não percebo o espanto e a polémica pelas palavras de Saramago. São quase auto-evidentes. Além de que, por que não dizer o que lhe apetece sobre religião? Felizmente, o Estado é laico. Ou não?
    Vítor Azevedo

    ResponderEliminar