segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Uma nova aventura da ministra da educação


  A ministra da educação terá que escrever uma nova aventura, Uma aventura no Portugal dos Pequeninos. Se a Ana Magalhães for secretária de estado ajudará nessa aventura.
  Uma aventura na escola já está escrita, mas Uma aventura no Portugal dos Pequeninos será muito mais interessante. Todas as escolas deste país são células deste Portugal. Sobretudo depois do tsunami desencadeado pela anterior ministra. Na realidade, nada existe hoje nas escolas. Tudo é fantasia. As alterações foram tantas, tão excessivas, «fantásticas» e monstruosas (horário dos professores, director, assembleia de escola, avaliação dos professores intrincada e disparatada, estatuto dos alunos, divisão arbitrária da carreira docente - titulares e não titulares -, gigantescos departamentos, coordenadores multifuncionais, reformas antecipadas dos professores, etc., etc.) que nada é levado a sério. Nas escolas, têm-se vivido estes últimos anos à espera que passe... À espera que passe a onda de loucura, a nuvem de poeira radioactiva que lançaram sobre elas...
  Como irá a ministra acabar Uma aventura no Portugal dos Pequeninos? Conseguirá a passagem para um mundo a sério? Ou as personagens terminarão enredadas num labirinto inexorável e inquietante. Tal como estão neste momento!

3 comentários:

  1. Será que podia ter ficado tudo na mesma? Isso é que era bom?

    Infelizmente, o professor médio descobre, na maioria das vezes, depois de 5 anos que o ensino não é tão sexy quanto isso... e liga o piloto automático durante 40 anos. O Piloto consiste em repetir o programa todos os anos e frequentar uma ou outra manif contra qualquer tipo de "reforma".

    Change!

    ResponderEliminar
  2. Os ministros têm que ser mais exigentes, os professores têm que ser mais exigentes, os alunos têm que ser mais exigentes. Dito assim parece simples. Na prática, saem fornadas de trogloditas todos os anos, prontos para vandalizar o mercado de trabalho e, em última análise, tornar este pequeno país ainda mais pequeno.

    ResponderEliminar