segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ainda notícias da Ria




   A vida continua tranquila na Ria Formosa e na vila. Mas tivemos uma má notícia. Morreu o senhor Teodomiro.
  O senhor Teodomiro era pai do senhor João do Capri. O Capri é o nosso restaurante preferido, quase familiar, na vila. O senhor Teodomiro era uma figura muito simpática, muito presente. Durante as refeições, ia várias vezes à mesa perguntar se estava tudo bem. Perguntava-nos pela família. Queria ser sempre o mais prestimoso empregado do restaurante.
   A primeira vez que lhe perguntei o nome, respondeu-me:«Tio». Eu fiquei a olhar para ele, a pensar que, possivelmente, ele queria ser o nosso tio. Só mais tarde é que soube o verdadeiro nome dele e percebi o diminutivo.
  Morreu em poucos dias com um AVC. Pelo menos, agora, enquanto está presente nos nossos olhos, falta alguém nesta vila.
  

3 comentários:

  1. Belo post. Tenho pena de não ter conhecido o senhor Teodolito. Na verdade, o próprio nome (Teodolito) tem alguma piada. Um teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado na topografia. Já o homem não deixou também ele de ser a medida do seu "topos", o lugar, sendo esse lugar seguramente a Capri (e talvez até a própria Fuzeta). Terá, portanto, afinal algum sentido a etimologia de Teodolito .

    Cumprimentos,
    Vítor Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Enganei-me. Chamava-se Teodomiro. Já corrigi o post.Agora é preciso ver a etimologia de Teodomiro que penso ser uma palavra árabe.Aliás, hoje à tarde, fiquei a saber que o Senhor Teodomiro era de um lugar aqui perto chamado Cidade sem Lei.«O quê? Isto tem a ver com os árabes ou com o Texas?», pensei eu.
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Teodomiro foi um dos últimos reis Suevos da Galiza. No último ano do seu reinado, o reino suevo foi invadido pelo rei visigodo Leovigildo. A Teodomiro sucedeu Ariamiro.(Wikipédia)
    Portanto, o nome do senhor Teodomiro é anterior aos árabes e mesmo aos visigodos.Que categoria!!!

    ResponderEliminar