Abriu uma nova barra na ilha da Fuzeta. Nova parece que não é bem assim. Esta barra já existiu há umas décadas atrás. E o próprio mar que a abriu encarregou-se de a fechar, bem como outras duas que já estiveram abertas (são as chamadas «barras divagantes») .
Hoje, o espectáculo era para não esquecer. Via-se o mar, em directo da vila da Fuzeta! Ondas enormes, fabulosas, ali, a olho nu.(Claro que com uns binóculos seria ainda melhor.) E um promontório como nas pinturas. Está-se a ver onde é que os fuzetences passaram a tarde, mesmo com uma razoável ventania, ameaças de chuva e a ria de uma cor verde acastanhada. Especados frente à ria, com binóculos ou não, a olhar para a ilha. O bar da «praia dos tesos» estava cheio de gente. (Parece que qualquer dia qualquer «teso» pode ter uma fabulosa praia mesmo ao pé! E eu não me importo nada.)
A natureza está a agir, a mudar a ilha e agora só é necessário que o Ministério da Marinha faça diligências para que os escombros das casas destruídas sejam removidos, bem como todos os objectos danosos que por lá andam. E que nunca mais deixem construir lá casas! Apenas estruturas de apoio em madeira, como snackbares e sanitários, que após o Verão possam ser desmontadas.
Que danos toda esta destruição pode ter causado e vir ainda a causar na fauna marinha era um assunto que devia ser discutido publicamente.
Graça parece que quem não gostou que a barra abrisse ali foi o presidente da CMO Francisco Leal,pois já está a mover influências a nível do governo, para a reposição do cordão dunar.
ResponderEliminarSe a Graça é da Fuzeta, deve saber o motivo da preocupação de Francisco Leal,pois foi esse senhor que autorizou a construção de blocos de apartamentos a menos de 20 metros da preia mar na zona ribeirinha da Fuzeta.
Essa construção desenfreada tirou a vista aos fuzetenses que iam ao miradouro ver o estado do mar ,assim como está a triar aos pescadores que moram no bairro dos pescadores com a construções de blocos de apartamentos de 4 pisos na antiga horta do Resinde.
Os presidente da CMO não sabe respeitar o ambiente(ele próprio tinha uma casa ilegal na ilha da Fuzeta e o sogro outra) e agora quer proteger os mamarrachos que autorizou que se construíssem em cima da Ria, com o fechar de olhos de tudo o que saõ autoridades ICNB PNRF E comandantes de porto de Olhão.
Parabéns pelo blog.
Espero que cumpram o que está no POOC e que escolham a melhor solução ambiental e não interesses particulares. Obrigada pelo comentário.Eu não sou da Fuzeta, sou «amante» da Fuzeta e da Ilha.
ResponderEliminarolhe Georgina Manbrino, é só para dizer que o presidente da CMO conseguiu que fechassem a barra que a natureza abriu.E agora por estupido que pareça vão abrir uma nova Barra 300 ou 400 metros mais a leste,coisa que esta barra que agora fecharam em menos de 2 ou 3 anos estaria nesse local.
ResponderEliminarParece estúpido não é?Mas não é o fecho dessa barra foi para que os apartamentos de 4 pisos consrtruidos a menos de 15 metros da ria se conseguissem vende sem ter uma barra em frente,pois os patos bravos assutaram-se e exigram ao leal o fecho da barra.
Um abraço Floripes,continue com o blog,e dê noticias.
Ainda não fui à ilha depois das obras,mas, penso que a barra aberta naquele sítio poderia vir a ser problemático para a vila. Parece-me que as pessoas da vila me disseram que a barra também já esteve aberta na zona da Toca do Coelho, onde será aberta depois da época balnear.
ResponderEliminarClaro que todos aqueles prédios e condomínios fechados que foram e estão a ser construídos sobre a ria são uma aberração, devem prejudicar o ecossistema da ria formosa e a sua própria segurança a longo prazo é muito duvidosa.
Obrigada pelos seus comentários.
olhe Gê M, até colectores de esgotos estão colocados dentro da ria, ao pé da antiga ETAR da Fuzeta para aterrarem essa zona e passar aí uma estrada,para servirem os prédio que estão a fazer ao bairro dos pescadores.
ResponderEliminarPena que a Ria aos poucos vá levando cada vez mais dentadas pois nessa zona existem uns olhos de agua muito antigos e vão assim ser aterrados.
Claro que a praia da ilha ficou com mais areia, mas não se pode contrariar a natureza gastando dinheiro ,para fechar e abrir barras a pedido,e olhe os prédios não corriam risco,pois em frente à barra estava um ilhote, que protegia a zona, e a barra ao andar para leste em menos de 2 anos estaria na toca do coelho,mas os patos bravos é que se assustaram-se e foram pedir ao presidente da CMO para fechar a barra.
Um abraço Floripes.
Gê M fui ontem à ilha da Fuzeta é estranho estarmos habituados a casa na ilha e vermos a ilha sem casa só com sombrinhas e as casa das concessões.
ResponderEliminarA ilha tem Bandeira azul mas as máquinas estão a trabalhar a 100 metros da concessão do lado de leste,a areia é grossa e cheia de pó.
O cordão dunar está muito fraco,e no próximo inverno com novos vendavais de certeza que volta a abrir ali uma barra.
Uma coisa que choca a quem gosta da Fuzeta,a quem em tempos chamaram,a Branca Noiva do Mar, é vermos da ilha os prédios, que vão invadindo a zona ribeirnha da Fuzeta até doí a alma,mas enfim são os governantes que temos.